terça-feira, 13 de maio de 2008

Como me tornei fotógrafa
Nasci em Aracati-Ce e moro em Juazeiro do Norte-Ce।Desde criança tive câmera fotográfica. Meu irmão trabalhava na Sonora (antigo laboratório de fotografia em Fortaleza) e me deu de presente uma "Love", camera amadora descartável, quando enviava para revelar e copiar as fotos recebia outra, aquilo para mim era mágico!Quando criança brincávamos de cinema em casa, meu irmão projetava nossas fotos de monóculos (slides) na parede. Ele pegava uma caixa de sapato colocava 2 lâmpadas, uma com água e outra para iluminar o monóculo, dai em um lençol pendurado na parede ele projetava as fotos da família e brincávamos de cinema, com cobrança de entrada, cadeiras e tudo mais. Quando cresci e ainda adolescente já morando em Juazeiro me encantei com as romarias, achava tudo aquilo muito louco, estranho diferente de tudo o que via mar, peixes, patrimônio histórico, e pensava em fotografar, mas nunca fotografava. Cresci entrei na universidade, cursei geografia, trabalhava em um escritório de contabilidade, pedi demissão em 1992 e comprei minha primeira câmera, daí fui trabalhar na Escola do Vale em Juazeiro, como secretária, nessa época já fazia meu trabalho autoral em preto & branco, mostrava para todo mundo e as pessoas gostavam do que viam e me diziam que tinha talento, até que comecei a ampliar minhas fotos e perceber que fotografar fazia parte da minha vida. Um belo dia a dona da escola Célia Moraes, chegou para mim e me demitiu, naquele instante veio um vazio, a auto-estima foi para baixo e não entendi, perguntei para ela o motivo, se ela estava insatisfeita com meu trabalho, mas, ela respondeu que eu era fotografa, lá não era o meu lugar e que eu tinha um futuro promissor, a partir daquele instante fui a pessoa mais feliz do mundo e até hoje me dedico a esta profissão desde 1993.


Curriculo

NÍVIA UCHÔA Fotógrafa/ Geógrafa, Cidade de Nascimento – Aracati-Ce em 21 de Dezembro de 1970, residência em Juazeiro do Norte – Ceará

Diretora de Fotogarfia no Cariri do IFoto - Instituto da Fotografia do Ceará

2007 – Documentação fotográfica sobre o cotidiano da cidade e entorno no município de Pacoti-CE tema: À Luz de Pacoti

Exposições Realizadas:

2007 – À Luz de Pacoti – Galeria Raimundo Siebra – Pacoti- CE
2007 2008 – Gentes do Cariri – Casa Brasil – Juazeiro do Norte - CE
2006/2007 – “Imagine um lugar...”, exposição coletiva resultante do projeto “Cultura em Movimento - SECULT Itinerante” no Estado do Ceará - Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
2006 – De(VER)Cidade – Entre Olhares e Cidades - IFOTO - Instituto da Fotografia - Fortaleza-Ce
2006 – Gentes do Cariri – EEFM Johnson – Projeto Secult Itinerante nos bairros - Fortaleza Ce
2005 - Poema das Águas – Galeria de Arte SESC Sobral - CE
2005 – Poema das Águas – Galeria de Arte SESC Crato - CE
2004 – Poema das Águas – IFOTO - Galeria Ramos Cotoco – Teatro José de Alencar – Fortaleza - CE
2004 – Poema das Águas – Mostra Cariri das Artes – Juazeiro do Norte - CE
2004 – Gentes do Cariri – Casarão da Cultura – Barbalha – Ce
2003 – Poema das Águas – 1º Vida & Arte – Centro de Convenções - Fortaleza-CE

Ensaios Fotográficos

Sonho Azul, A Velhice Confinada, Olhar Andarilho, Água pra que te quero!, Fora de foco, O olhar cotidiano das culturas do Cariri e de Pacoti-Ce

Publicações

Participações em matérias com fotos publicadas nos Jornais O Povo, Diário do Nordeste, Jornal do Cariri, Folha de São Paulo, Revistas Reportagem (matéria sobre religiosidade de Juazeiro) e Revista Palavra (matéria sobre artistas de Juazeiro) Cartilha com fotos para ONG Coletivo Mulher Vida – Recife e Olinda-PE
Livro Memória do Caminho, do historiador Oswald Barroso – Projeto Cultura em Movimento Secult Itinerante – SECULT - Fortaleza-Ce – Terra da Luz Editorial
Guia Turístico Cultural do Estado do Ceará, Projeto Cultura em Movimento Secult Itinerante – SECULT – Fortaleza-Ce - Terra da Luz Editorial
Guia de Equipamentos Culturais do Ceará – Projeto Cultura em Movimento Secult Itinerante – SECULT – Fortaleza-Ce – Terra da Luz Editorial
Livro Teatro José de Alencar

Prêmios

Prêmio Cidadania Herbert de Souza ANNAB - Branco do Brasil – 1º lugar categoria Educação
Prêmio de Artes Visuais Padre Cícero – Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte como melhor fotógrafa da cidade de Juazeiro do Norte-Ce

Audiovisual

Sócia Fundadora da AAC Associação de Audiovisual do Cariri

Estagiária em vídeo assistente no longa metragem: “O Caminho das Nuvens”, direção: Vicente Amorim
Diretora de Fotografia no curta metragem: “Adeus, meu bem!”, direção: Ytallo Demis e Alisson Gomes
Diretora de Fotografia no curta metragem: “Quarta Parede”, direção: Alisson Gomes e Roberto Carlos
Diretora de Fotografia no vídeo institucional “Aprendendo a Olhar a Liberdade” – SESC-CE, realizado na PIRC em Juazeiro do Norte
Roteiro e Produção no curta metragem “O Guardião da Floresta” (filme exibido no Cine Amazônia/2005)
Direção curta, metragem: Catadores de Pequi 2007
Still, Curta metragem Fractais Eraldo Cavalcante 2007

2 comentários:

Anônimo disse...

Que sensibilidade teve a diretora que lhe demitiu...Realmente você é um talento ... em tudo que faz com o coração!!! Parabéns e vê se um dia vem mostrar sua arte aqui "pros" cariocas. Bjs

Anônimo disse...

Vc deixa sua aura , em tudo que fotografa . Que Deus preserve teu olhar , que nos faz iluminados !
Gosto das Auroras , de chuvas na roseira , do ser ninguém... sempre livre pras brincadeiras , nos giros da vida!

Tudo de bom , menina do meu zoom , do meu zeemm! (Sorriso)

Nívia Uchôa

Minha foto
Juazeiro do Norte, Cariri - Ceará, Brazil
Fotógrafa free lancer em jornais, revistas, livros, ONG, OSCIP, publicidade, arquivo de imagens, autoral, documental, outros. (88) 9. 9612.7485 e (88) 9.8855.2267

Água prá que te quero!

A Água representa a mais concreta e completa existência da humanidade.
A Água é primordial em nossas vidas, ela nos traz vida e nos reserva vida.
Essas fotos representam um pouco como a humanidade se utiliza da água para sobreviver.